PORTUGAL

 

CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

(CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal)

A CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 1976, e que representa os interesses e os objetivos dos empresários e ativos do setor do comércio e serviços, filiando cerca de 100 associações de âmbito setorial e regional e representando mais de 200.000 empresas, incluindo micro e pequenas empresas as quais apresentam um peso significativo na realidade do setor. As empresas que a CCP representa são responsáveis por mais de um milhão de postos de trabalho (600 mil do sector do comércio e quase o mesmo valor do setor dos serviços).

A CCP também assume o papel de parceiro social e, como tal, assegura a representação do setor em organismos nacionais e internacionais, tomando posição acerca de propostas regulamentares relevantes. Para além do papel enquanto parceiro social, a CCP também desenvolve e fornece um conjunto de diferentes serviços dirigidos aos seus associados, tais como informação acerca de assuntos legais, estatísticos ou de outros temas de interesse; estudos e projetos no âmbito da formação profissional; serviços de consultoria e outros que contribuam para a capacitação das associações e para a competitividade das empresas.

A CCP também coordena a formação nacional para o setor, em parceria com as associações, nomeadamente através do desenvolvimento de Planos/Candidaturas Integrados de formação, do seu centro de formação protocolar - CECOA  - e da Escola de Comércio de Lisboa.

Como parceiro social, a CCP encontra-se representada em diversos organismos tais como:

-    O Conselho Económico e Social (CES)

-    A Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS)

-    O Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)

-    Outras comissões/grupos de trabalho relacionados com formação profissional, educação, certificação, segurança e saúde no trabalho, entre outros.

A nível internacional, a CCP:

-    É membro da EUROCOMMERCE (associação europeia que representa os interesses do comércio junto das instituições da União Europeia);

-    Acompanha os dossiers legislativos da União Europeia, especialmente em áreas relevantes para o setor;

-    Está representada no Comité Económico e Social Europeu (EESC), na Fundação Europeia para a melhoria das condições de vida e de trabalho (Fundação Dublin), na Agência Europeia para a segurança e saúde no Trabalho (Agência de Bilbao) e nos Comités Consultivos da Comissão Europeia;

-    Participa na Conferência internacional anual da Organização Internacional do Trabalho;

-    Participa em projetos de formação transnacionais e em outros projetos de interesse ao desenvolvimento da sua atividade.

No que diz respeito à sua organização interna, a CCP tem um Gabinete de Assuntos Internacionais, um Gabinete de Assuntos Legais e Fiscais e um Gabinete de Estudos e Projetos, os quais remetem informação, relativa à sua área de atuação, dirigida às associações e suas empresas, prestam serviços de consultoria e participam frequentemente em projetos específicos quer a nível nacional quer a nível internacional.

Website: www.ccp.pt

Contacto: Rita Siborro (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


 

CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins

(CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins)

Criado em julho de 1986, o CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - resulta de um protocolo entre o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional - e a CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

O objetivo do CECOA é promover atividades de educação e formação profissional, incluindo a aprendizagem para os setores do comércio e dos serviços. De âmbito nacional, o CECOA tem a sua sede em Lisboa e conta com delegações no Porto e em Coimbra. Desde 1986, o CECOA formou mais de 97.000 formandos.

O CECOA trabalha em diferentes modalidades de formação e para diferentes grupos-alvo: formação inicial para jovens; programas de educação e formação para adultos; formação contínua para pessoas inseridas no mercado de trabalho (empregadas ou desempregadas); soluções à medida das necessidades das empresas/organizações; formação de formadores; coaching; seminários e workshops bem como serviços de consultoria e apoio a empresas e organizações.

O CECOA está dispensado de Certificação como Entidade Formadora, por a Formação ser uma atividade prevista no seu diploma de criação, conforme disposto no artigo 4º da Portaria 851/2010 de 06 de setembro, que regula o Sistema de Certificação de Entidades Formadoras. Antes da publicação da legislação referida e até julho de 2011 (validade da última acreditação), o CECOA foi entidade acreditada no âmbito do sistema nacional de acreditação de entidades formadoras (DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) em todos os domínios de intervenção. O CECOA tem o seu Sistema de Gestão certificado pela Norma NP EN ISSO desde 2005 mais concretamente pela norma 9001:2008 desde 2009.

O CECOA tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais de I&D e Inovação, nomeadamente no âmbito de projetos europeus no domínio da educação e formação profissional e/ou para os setores do comércio e serviços.

O CECOA é membro da rede nacional de centros dedicados à orientação, validação, avaliação e certificação de competências de jovens e adultos (formais, informais e não formais), designados presentemente como CQEP - Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional.

O CECOA é, ainda, membro de outras Redes, Grupos de Trabalho e Associações a nível nacional e europeu:

-    Rede Nacional de Centros de Recursos em Conhecimento - www.crcvirtual.org

-    PT Learning Working Group, uma rede nacional alinhada com o propósito de encorajar a Aprendizagem ao Longo da Vida - http://lwgportugal.org

-    Rede Nacional RSO PT - Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações - www.rsopt.com/portal

-    Conselho Nacional Setorial para a Qualificação “Comércio e Marketing” http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Home/CSQ

-    Conselho Europeu para as Qualificações do Comércio http://www.europeancommerce.eu/default.aspx

-    Grupo Nacional REFERNET, a Rede Europeia para a Educação e Formação Profissional www.cedefop.europa.eu/EN/about-cedefop/networks/Refernet/index.aspx

-    NETINVET, uma rede e uma associação dedicada à promoção da mobilidade europeia de aprendentes em formação profissional no setor do Comércio - www.netinvet.eu/

-    EUMOVETRADE, uma rede dedicada a promover a melhoria da qualidade das mobilidades internacionais de formandos em contexto de trabalho no setor do Comércio - www.eumovetrade.eu

-    EPRA - the European Peer Review Network, uma rede e uma associação dedicada à promoção, apoio, implementação e desenvolvimento da metodologia da “Revisão por Pares” na educação e formação profissional - www.peer-review-network.eu/

Web: www.cecoa.pt

Contacto: Cristina Dimas (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


 

ANQEP, I.P. - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional

(ANQEP, I.P. - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional)

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP, I.P.) é um instituto público sob a tutela conjunta dos Ministérios da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, em articulação com o Ministério da Economia. Esta tutela conjunta pretende promover uma melhor articulação e coerência do sistema de educação e formação profissional.

A ANQEP tem por missão coordenar a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegurar o desenvolvimento e a gestão do sistema nacional de reconhecimento, validação e certificação de competências. Um dos principais instrumentos para alcançar estes objetivos é o Catálogo Nacional de Qualificações, em cuja definição e atualização participam os Conselhos Setoriais para a Qualificação. 

Os membros dos Conselhos Setoriais para a Qualificação são especialistas indicados por entidades de diferentes setores de atividade, representantes de empresas de referência, entidades formadoras e outras entidades certificadas, bem como peritos independentes.

No que se refere à procura de qualificações pelo mercado de trabalho e à respetiva oferta por parte do sistema de educação e formação, um conjunto coordenado de instrumentos é utilizado pelas entidades que operam no processo de monitorização. Neste contexto, a ANQEP, em coordenação com os Conselhos Setoriais para a Qualificação e os outros serviços responsáveis pela execução das políticas de educação e formação profissional, desempenha um papel chave na ligação entre o mundo da educação e formação e o mundo do trabalho.

Web: www.anqep.gov.pt

Contacto: Sandra Lameira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)