AUSTRIA

 

ÖGB/GPA-djp - Österreichischer Gewerkschaftsbund/Gewerkschaft der Privatangestellten-Druck-Journalismus-Papier

Federação Austríaca de Sindicatos - União dos Empregados do Setor Privado - União de tipógrafos, jornalistas e trabalhadores da indústria do papel)

Fundada em 1945, a Federação Austríaca de Sindicatos (ÖGB) é a única organização austríaca que representa os interesses dos trabalhadores com base na sua adesão voluntária. O número de membros é agora de aproximadamente 1,4 milhões, ou seja, cerca de 40% do número total de empregados na Áustria.

O órgão máximo da Federação Austríaca de Sindicatos é o Congresso Nacional, que acontece a cada quatro anos. O Congresso Nacional estabelece as prioridades para o período de quatro anos e elege os membros da Presidência e da Comissão de Auditoria.

A Presidência, constituída pelo Presidente, pelos Vice-Presidentes e pelos Secretários Executivos, coordena o trabalho diário da Federação.

O órgão de decisão supremo entre Congressos Nacionais é o Conselho Executivo Nacional, composto por membros da Presidência, representantes de sindicatos (dependendo do seu número de membros), bem como por representantes das Secções das mulheres, da juventude e dos pensionistas da Federação.

Para as atividades levadas a cabo a nível setorial e industrial, existem sindicatos específicos que atuam de forma autónoma nas suas áreas de interesse e que são dotados de personalidade jurídica parcial.

Na sequência de fusões, o seu número diminuiu nos últimos anos; este processo de racionalização continuará como parte da reforma organizacional da Federação. Desde 2007, existem nove sindicatos organizados sob a égide da Federação.

A GPA-DJP é a União dos Empregados do Setor Privado - União de tipógrafos, jornalistas e trabalhadores da indústria do papel.

A GPA-DJP tem a maioria dos membros dentro da Federação Austríaca de Sindicatos (ÖGB).

A GPA-DJP tem o mandato de negociação coletiva para todos os aprendizes e trabalhadores do setor comercial.

Ao nível das empresas, os interesses dos trabalhadores assalariados são representados por Conselhos de Empresa. Para as empresas com mais de cinco empregados, a lei estipula que um Conselho de Empresa ou um representante dos trabalhadores deverá ser eleito a cada quatro anos. Todos os empregados têm direito a voto e não apenas os membros sindicalizados. Os membros do Conselho de Empresa têm uma proteção especial contra despedimentos e nas empresas, têm direitos de participação, informação, intervenção e supervisão claramente definidos.

A GPA foi a primeira organização sindical que se decidiu pela aplicação de uma estratégia de integração de género.

Website: www.gpa-djp.at

Contacto: Mag.a Verena Nussbaum (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


 

Nowa Training | Beratung | Projektmanagment

(Nowa formação | orientação | gestão de projetos)

A Nowa é uma associação regional sem fins lucrativos que integra a cidade de Graz e municípios vizinhos mas que é apartidária. A Nowa está presente na região desde 1994 no desenvolvimento e implementação de estratégias e conceitos inovadores visando a promoção da igualdade de oportunidades para todos os grupos da população e a igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, na formação profissional, no ensino geral, no desenvolvimento regional e na economia.

A Nowa é especializada em proporcionar interfaces entre parceiros de diferentes áreas de atuação e é altamente competente a trabalhar no contexto de redes nacionais, internacionais e multissetoriais.

Uma das suas principais tarefas é a de impulsionar a Aprendizagem ao Longo da Vida. A Nowa fornece uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem e apoia no acesso à tecnologia. Por isso, desde 1995, gere, em Graz, um "Centro de Aprendizagem e Recursos" acreditado. Oferece, ainda, acesso gratuita a computadores e à internet, conselhos para a utilização de software de aprendizagem gratuito, consultoria, ensino assistido por computador, serviços de coaching em TIs, cursos de Formação e acesso a plataformas de eLearning.

A Nowa é a marca de uma nova cultura de ensino e aprendizagem  e de uma nova forma de compreender a aprendizagem. O resultado disso é uma mudança nas metodologias e na pedagogia, que incentiva o auto-controle, o empowerment e a auto-confiança dos aprendentes e que apela a uma mudança do papel dos "professores" que passa a ser mais de facilitadores dos processos de aprendizagem.

A principal competência da Nowa é a sua experiência abrangente na criação, desenvolvimento, implementação e realização de formas inovadoras e profissionais de educação e formação profissional. É uma entidade que utiliza metodologias sensíveis às questões de género e diversidade.

Durante 16 anos a Nowa geriu um " Centro de Formação para a Gestão das Qualificações” dirigido a empresas e a mulheres, atuando contra a segregação horizontal e vertical no mercado de trabalho e desenvolvendo formação à medida para mulheres adultas.

A Nowa dirige um "Centro de Competências de Género", que gere e atua como consultor em processos de implementação de políticas de igualdade de género em empresas/organizações e oferece seminários para aumentar as "Competências em Igualdade" em organizações políticas, instituições de ensino e ONGs.

A Nowa fornece serviços de consultoria a empresas privadas no domínio da gestão de recursos humanos (recrutamento, desenvolvimento pessoal, gestão da qualidade, marketing e cultura organizacional...) com o foco na igualdade de género, na gestão da diversidade e no envelhecimento ativo para reforçar a competitividade das empresas regionais.

Enquanto organização especialista reconhecida, a Nowa tem, ainda, vasta experiência em formação de formadores.

Website: www.nowa.at

Contacto: Eva Janusch (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)


 

Wirtschaftskammer Steiermark (WKO)

(Câmara Federal de Economia da Estíria – WKO)

Representamos os interesses das empresas da Estíria

A Câmara Federal de Economia da Estíria é uma parte vital do sistema de parceria social e de representação de interesses austríaco de que o sistema de Câmaras Económicas é uma das faces visíveis. Este sistema foi estabelecido pelo órgão legislativo austríaco para salvaguardar os interesses de determinados grupos sociais e profissionais. Representamos mais de 65.000 empresas associadas. Como voz dos negócios da Estíria, estamos comprometidos com uma visão de futuro assente em políticas que beneficiem a economia, como por exemplo o desagravamento fiscal, a redução da burocracia, os subsídios. Participamos ativamente no processo de elaboração de legislação, sejam leis e regulamentos federais sejam provinciais.

Impulsionamos a economia através dos nossos serviços abrangentes

A WKO é o primeiro ponto de contacto para os membros que precisam de informação e aconselhamento. Somos um fornecedor de serviços moderno e oferecemos aconselhamento especializado em temas que vão desde a legislação laboral à informação aduaneira.

Apoiamos as empresas da Estíria com o nosso conhecimento especializado

Através das nossas instalações educacionais - WIFI & Campus02 Universidade de Ciências Aplicadas - contribuimos para melhorar a capacidade competitiva das empresas nacionais e somos o parceiro de formação mais importante dos nossos membros.

Website: www.wko.at/stmk/handel

Contacto: Dr.in Isabella Schachenreiter-Kollerics (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)